Jesus uma vez disse aos seus que explicava muitas coisas para que a alegria dos presentes fosse completa.
Como ter alegria plena?
Ora, Jesus é a nossa alegria e para que ela satisfizesse os presentes haveria de ser compreendida e sentida.
Jesus mesmo se fazia ser entendido, explicando sobre si, sobre o Pai, sobre o Espírito, sobre a Verdade, O Caminho a seguir. Enfim, ensinava a cada um a viver a sua vida.
No nosso presente temos muitas alegrias no planeta Terra. E nem toda má notícia, conhecimento de guerras e calamidades encobre nossa busca pela felicidade.
Ponho no mesmo patamar de realização uma pessoa feliz e alegre.
O irmãozinho Francisco ( de Assis) já dizia da Perfeita Alegria.
Felicidade como uma caminhada interna que a alma percorre e a alegria como sua exteriorização, a sua prática.
Como ter gestos e ações alegres? Seriam eles as obras dos otimistas?
Olhemos novamente para Jesus, o Filho de Deus.
Jesus nos ensinou que era Filho dum Pai Amoroso, e que nós também podemos conhecê-lo e sentirmos este amor.
Disse também que há muitas moradas na casa do Pai.
Então, não vai faltar abrigo e pouso para quem se sentir um filho adotivo, até que a morada definitiva de Deus seja conhecida em Espírito e Verdade.
A verdade também era atributo de uma pessoa realizada e alegre. Ao contrário do que muitos pensam, ser verdadeiro e estar do lado da verdade não é algo terrível, dolorido ou limitador da expressão sincera de uma pessoa realizada.
Verdade não é um peso ou algo para se arrastar consigo ou jogar na cara de ninguém.
“…A Verdade vos libertará.” ( Jo 8,32).
Quem é da verdade escuta Jesus, escuta o Espírito. Fica livre de amarras que impedem o amor incondicional do Pai se expressar.
Verdade e alegria poderão ser irmãs gêmeas se assim o quisermos. Compreendendo melhor a vida, poderemos aprofundar o sentido destas palavras com atitudes concretas em nosso cotidiano.
Quando vimos Jesus ser violento? Jesus arquitetando vinganças ou crimes para atenuar um mal?
Olha que continuamos fabricando um Deus e seu amado Filho à nossa semelhança!
O ideal seria que fôssemos semelhança e imagem dum Deus acolhedor e dum Jesus alegre, verdadeiro e exemplar para toda a humanidade.
É isto, meus amigos, O Caminho está à nossa disposição. Basta agirmos com um passo após o outro para trilhá-lo.
Paz!
Helder Camara
Bom dia a todos.
Nesta manhã de carnaval, como não poderia ser diferente, quero refletir sobre a importância de nos conduzirmos numa estrada certa para o progresso e o bem comum.
Este tempo dedicado antes de começar a festa da Páscoa, chamado quaresma, logo se iniciará. Muitos vão estar a lamentar os excessos e más escolhas feitas anteriormente e vão começar a pensar que tudo poderia ser diferente. Que somos melhores que as escolhas erradas que possamos ter feito e das ações incorretas que nos permitimos realizar.
Ora, como salvarmo-nos de nós mesmos?
Irmãos, este é o chamado que vem neste tempo. Como uma grande família , somos chamados a evoluirmos como Globo Terrestre. Não somente individualmente, mas sem deixar ninguém para trás.
Fraternidade! Sejamos fraternos e a Terra agradecerá com seu mais belo dom guardado para a humanidade merecedora duma vida melhor e mais feliz.
Paz!
Helder Camara
Uberaba, 13/02/2018.