As festas juninas são oportunidade única para a confraternização das pessoas que procuram paz e momentos de exaltação de uma cultura que acrescenta valores de aprendizado positivos.
“Tu que canta pelo mundo
onde anda meu amor, Sabiá?
O amor, a dança, a comida, a união de povos e classes sociais no anseio de um mundo renovado, colorido, cheio de arte e criatividade.
Hoje quero destacar a dança de roda .
O sentimento alimenta os corações.
Queridos irmãos: Façamos jus ao nome de cristãos e façamos deste tempo de encontros ao luar, ao redor de uma fogueira ou de pátios cuidadosamente preparados para a festa, um tempo de afeto sincero de irmandade e bons propósitos.
Pois, a vivência do Evangelho é o mais importante para aquele que crê em Deus.
Paz
Helder Camara
*****
De mãos dadas
A alegria de estar neste mundo é imensa. Na época de festejos juninos , então, é uma dádiva! Mesmo em espírito sinto-me de mãos dadas com vocês a visitar os irmãos de caminhada – que são muitos.
Esta visita não precisa ser séria e cheia de protocolos. Pode ser espontânea e alegre, como somos nós os brasileiros.
Ainda hoje lembro a casa um que está lendo estas pequenas reflexões que a matéria é importante para a vida no corpo físico, porém, a vida verdadeira reside no espírito. E é em Espírito que realmente adoramos o Pai em Verdade.
Em outra ocasião disse que abarcaria o mundo com a minha vontade de ser útil. Só que a Verdade, mesmo com toda vontade e intenção ainda não podemos abarcá-la. Mas podemos receber os raios benfazejos da realidade divina espalhando o bem-querer e o amor incondicional na forma de caridade e benevolência.
Festejemos sim com dança e muita alegria. e lembremos dos que sofrem e padecem neste orbi como todos um dia vivenciamos esta realidade e retornamos ao plano da espiritualidade para de novo abarcarmos mais um pouco do que signifique viver.
O Pai das misericórdias nos dê sua bênção e com ela vivamos na Paz que Jesus nos traz!
Helder Camara
*****