O que os peixes do oceano diriam aos mineradores do Brasil?
O minério de ferro. Riqueza de Minas. Para se extrair as imensas jazidas de ferro do fundo da terra deixamos na superfície que habitamos um rastro de destruição.
Que se apurem os culpados pelo desastre e desamor causados. Já a justiça divina desde o início vem cumprindo seu dever. As consciências responderão pelo que fazem com os recursos naturais intra e extra-terrestres.
Ora, ousamos pisar na Lua. Deixamos no espaço ao redor do planeta um rastro de lixo dos aparelhos que usamos para voar mais alto e atestar a nossa inteligência (?!) Sim, Deus capacitou-nos com tudo o que precisamos para voar alto e baixo…
Mas, voltando ao recado dos peixinhos para os terráqueos brasileiros:
Das profundezas nós clamamos ao Senhor,
Jesus, vem em nosso socorro…
Pai amoroso sustenta a nossa vida. Queremos cumprir seus apelos de Amor.
Seres humanos, todos vocês que tem os recursos do pensar e do agir. Os que procuram significado para a vida e dedicam-se a esquadrinhar os segredos universais.
Vivemos imersos nesta água salgada e a cada dia fazem dos oceanos espaço para guerras, transporte, testes nucleares, lixão, extração de riquezas.
Quando vão a beira-mar vêem como se torna inefável toda esta imensidão.
Ondas vão e vêm, acusam que nada como um dia depois do outro. O mar regurgita a podridão…
Ele também devolverá a razão a quem pedir com firme intenção.
Nós, daqui destas águas sofridas conversamos coma as águas-vivas e com os plânctons e eles também pediram para mandar uma mensagem.
Como a nós, a água é imprescindível para a vida de vocês.
Além de todos os adoecimentos que preocupam vocês da superfície, não deixem que seja necessário sentirem na pele o que significa morrer sem ar.
Vocês conseguem respirar fora d’água. Grandes ou pequenos que nem se enxerga. Todo ser vivo tem a sua missão. A nossa já tem rumo definido. A sua , com todo respeito, depende da sua vontade e escolha.
Escolha hoje fazer uma prece a si e aos demais. A todo povo mineiro. A vocês de Minas Gerais, que outrora foram o fundo do oceano e carregam história fabulosa e futuro não menos importante.
Despertem para Deus.
E, assim, toda a criação despediu-se para dar ao homem e a mulher viventes o espaço que a eles pertence.
E, você? Que lê o que escrevemos, nunca é demais dizer:
Boa noite, bons sonhos!
Helder Camara