Hoje escutei algo inusitado. Uma pessoa disse em tom de piada que tampa o sol com a peneira e com ela armazena água.
Daí dá para perceber que a intenção não acompanha a ação. Ou seria o contrário?
Analisando um pouco sobre o tapar o sol. Quem quer sombra se alegraria com uma frondosa árvore, mas uma peneira que no máximo tem um metro de diâmetro? Não foi para este fim que a peneira foi criada.
O artífice que quer armazenar água preferirá um bom pote de barro a guardar água com peneira. Ora, o máximo que esta pode contribuir é reter umidade em suas fibras.
Peneirando este assunto, venho refletir com vocês sobre a passagem do Evangelho onde o Senhor esconde a sabedoria aos entendidos e a revela aos pequeninos. Sabedoria no sentido da completude de seus ensinamentos.
Está tudo aí. Água, sol, peneira. O que vamos fazer à partir deste relato? De que lado estarei? Considero-me entendido, serei simples e humilde? Tapo o sol com a peneira? pretendo sair de uma seca carregando água dentro dela?
Para quem se acha no meio termo, cuidado! Não há lugar para peneira neste relato! Sim. O certo é se é sol:sol; ou então,sombra com gosto. Se é seca: seca, ou água guardada em recipiente adequado.
Não desperdicemos nossos dons. Saibamos peneirar o que nos chega e destinar a cada conteúdo o armazenamento apropriado.
Que os raios de sol fortaleçam a sua vontade de mudar e melhorar. Que a água limpa e refrescante restaure nosso ânimo para compreendermos nossos sentimentos e a expressar o que de melhor temos: um coração repleto de carinho para com os irmãos e irmãs de caminhada neste planeta terra.
Meus queridos, é chegada a hora de acordar e optar pelo que realiza em plenitude os desejos de toda nossa existência. O nosso Mestre Jesus quer ser o sol e a água de seu viver. Nada de tapá-lo ou deixá-lo escoar sobre seus pés. Acolhamos nós a Ele com consideração e devoção.