Será acaso ilícito curar no sábado?
O rapaz de mão ressequida foi curado por Jesus. Por causa da má compreensão da lei por parte dos presentes na sinagoga, a reação da maioria foi de querer punir Jesus por tal ação.
Hoje há os que desafiam o entendimento comum e partem para atitudes corajosas em favor dos irmãos sofridos e desfavorecidos.
Nos dias atuais , quem seriam os frequentadores da sinagoga, o homem da mão ressequida, o Mestre Nazareno? Poderíamos pensar naqueles que acreditam não fazer nada de mal ao conservarem seus costumes egoístas e más inclinações como o julgamento e o preconceito como sendo os frequentadores da reunião religiosa local. O homem da mão ressequida aquele que permanece incapaz ou estagnado por ser excluído da sua dignidade de filho de Deus pelos demais. O Mestre Nazareno seriam aqueles que ousam combater os maus pensamentos , inclinam-se para defender o desvalido arriscando a própria vida; sai vitorioso porque sabe do valor próprio e dos irmãos. Pessoa de paz, ensina e emprega a caridade e liberta do mal pela ascensão moral que exerce.
O que consideramos ilícito? Quais as desculpas que damos para não progredir?
Note que Jesus Cristo vem participar de nossas reuniões, não escolhe dia nem hora para curar os que necessitam e a Ele suplicam.Sua coragem e determinação ultrapassam os mundos e exerce uma influência que não nos permite repeli-lo.
Ah! Que contentamento em poder agir livremente . E que liberdade de ação o Messias Esperado promoveu aos que estudavam as Escrituras. Pena que estavam muito fascinados no momento com sua visão estreita dos ensinos divinos.
Não é muito diferente nestes tempos tanto no plano físico, como no plano espiritual onde o Jovem Cordeiro continua a questionar-nos de nossas preferências e inclinações. Quantos querem ver o seu fim, querem acabar com Ele, mas não sabem que estão desejando o mal a si mesmos perseverando no erro de milênios.
O dia santo, o dia divino é o tempo de hoje. Eis que o Cristo vem ao nosso encontro dialogar conosco, explicar-nos as Escrituras, curar nossa mão ressequida.
Agradecimento ou ingratidão será a nossa resposta.
Bom dia!
Helder Camara