Quantas coisas boas e exemplos de virtudes Francisco, aquele de Assis, nos deixou – Para os Franciscanos, Franciscanas, para os cristãos e também para todas as pessoas que querem a Paz e a irmandade mundial edificada nesta terra.
Amigos, muito se fala deste santo homem, mas há que lembrar que seu cotidiano era repleto de trabalho e ‘preocupações’.
Hoje quero destacar algo que me intrigava muito. Com tanto para fazer, Francisco tinha tempo e disposição para desfazer.
Me explico. É sobre a história de irmãos que queriam um telhado para onde moravam e Francisco impunha impedimentos para que esta obra fosse feita.
Ora, sendo ordem mendicante, uma de suas premissas era poder locomover-se a diversas regiões, bem como a importância de não se ter posses. Dizer meu telhado parece pouco. Mas era um luxo que culminaria em outras desordens. Os irmãos que pensavam diferente de Francisco fizeram e possuíram o telhado ( a contra-gosto do Poverello).
O Irmão de Assis tem um exemplo de desfazer muito comovente quando confeccionava um cesto. Naquele tempo se fazia os próprios utensílios e quando o Pobrezinho observou a perfeição de sua obra, resolveu desmanchá-la. Ora, o porquê disto? Para possuir o controle sobre o egoísmo e o seu filho orgulho. Para não ter de dizer: este belo e perfeito cesto foi feito por mim.
Lembrem-se: tudo é de Deus e pra Ele retornará. Que vergonha quando estivermos para nos apresentar perante nossa consciência e observarmos que há um telhado novo e um cesto perfeito nublando o Sol da Justiça que é Jesus Cristo. Estes pequenos mimos do ego e do convencimento poderiam ser a ruína de um grande exemplo para os que vieram depois.
Obrigado, Francisco. Obrigado, Clara. Por permanecerem fiéis ao mandato do Cristo e seus valores perenes!
Sigamos construindo no desprendimento e desfazendo enganos!
Paz a todos!
Helder Camara