Já ouviram o conto sobre uma senhora que colocava um grão de feijão num pote de vidro para cada missa que assistia?
Certo dia, esta mulher recordou-se de que estava quase na hora da celebração, saiu correndo em direção à igreja…
Num belo dia, ela chegou na pátria espiritual. Temendo o momento do juízo , ela lembrou-se de seu compromisso de ir às missas e da prova de sua frequência pelo pote que havia enchido com grãos de feijão.
Naquela hora decisiva foi-lhe dado a chance de se explicar. No que seu anjo protetor lhe disse: “-Querida protegida: com muito gosto guardei a lembrança de seu gesto amoroso. Aqui está o pote com o feijão!”
Mas qual não foi a surpresa dela quando olhou e viu uma só sementinha. Assim explicou o anjo:-” Amiga, foram muitas as vezes que compareceu para as reuniões cristãs. Porém, você sentia que era algo pesado ou ia por obrigação. Naquele dia em que te lembrei de seu compromisso (porque quase se esqueceu), foi o dia em que realmente participou da Eucaristia com o coração.
Amigos, resta lembrar-lhes que seja qual for o seu credo ou religião, vale a pena frequentar com assiduidade. Lembrando-se que devemos participar com o coração também. Com inteireza de alma, desprendimento de segundas intenções.
Amor incondicional, amor fraternal – este é o nosso objetivo comum.
Não nos cansemos de fazer o bem. Cada novo dia é tempo propício para nossa melhoria interior.
Agradecido, vos saúdo!
Helder Camara